Presidente da FENAM debate situação dos médicos do Rio de Janeiro com parlamentar carioca
15/06/2018
Presidente da FENAM debate situação dos médicos do Rio de Janeiro com parlamentar carioca
15/06/2018
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, esteve com o deputado Alexandre Serfiotis (PSD/RJ), nessa quarta-feira (13), para discutir sobre a situação dos médicos federais do Rio de Janeiro (RJ) e dos servidores estaduais da Saúde.
O primeiro ponto que Darze abordou foi sobre o Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) da Saúde estadual e a sua excepcionalidade, aprovado no dia 15 de maio pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O projeto que passou na Alerj prevê que as remunerações de médicos e de outros profissionais da Saúde sejam reajustadas gradualmente, durante quatro anos para que não tenham impacto direto na economia. No entanto, ainda não foi aprovado pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Diante disso, a Comissão do Movimento PCCS JÁ se reuniu com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), solicitando que fosse implementado. Todavia, Pezão está impedido por força do acordo com o governo federal. Assim, essa comissão solicitou ao governador que negociasse com a União a possibilidade de suspender esse impedimento no tocante ao PCCS, faça a crise do setor de saúde. Pezão, então, enviou um documento ao ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, pedindo a autorização para que o governo estadual pudesse estar liberado para tomar as medidas necessárias a fim de implantar esse plano de cargos.
A segunda questão foi a contratação de médicos para os hospitais federais do estado. No dia 26 de março de 2018, os ministérios da Saúde e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgaram uma portaria aprovando a contratação de profissionais da Saúde, sendo 1340 médicos especialistas. No entanto, mesmo com a portaria, o Departamento Geral de Hospitais no Rio de Janeiro (DGH/RJ) insiste em não autorizar a contratação de todos os profissionais. Esse impasse precisa ser superado com brevidade objetivando normalizar o funcionamento dessas unidades.
Neste sentido, Darze e o deputado acertaram de solicitar uma audiência com o ministro da Fazenda para tratar do primeiro ponto e no tocante aos hospitais federais marcar reunião com o representante do DGH do Rio de Janeiro.
Fonte: FENAM
Navegue à vontade! Nosso site não coleta dados sensíveis dos usuários, apenas o Google Analytics armazena cookies para estatísticas de acesso ao site.