Presidente da FENAM participa de discussão sobre violência de gênero no FIEM

17/05/2018

Presidente da FENAM participa de discussão sobre violência de gênero no FIEM

17/05/2018

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, representou o Brasil, em mesa de debate no último dia do XI Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (FIEM), em Toledo, na Espanha. O tema da discussão foi: machismo e novas formas de violência de gênero: mais vítimas, mais vidas.
 

Para Darze, a violência de gênero é um cenário que se assemelha a uma epidemia mundial, essa questão produz vítimas que buscam atendimento na saúde pública, portanto, não é possível discutir esse problema sem considerar as políticas públicas na área da saúde. “As maiores vítimas da violência de gênero são as mulheres, em especial as mulheres negras, as crianças e o grupo LGBT e em muitos países continuam crescendo o número de vítimas”, relatou. 
 

 

O presidente da FENAM expôs exemplos positivos do Brasil para solucionar a questão como as mudanças na legislação, como é o caso da lei Maria da Penha, as implementações de delegacias para as mulheres e casas de apoio. “Essa mudança na legislação foi fruto da mobilização social do país, realizando pressão no poder publico e legislativo”, disse. 
 

O dirigente da entidade afirmou ainda que o debate não deve se resumir apenas nas denuncias ou mesmo somente expor os números epidêmicos que existe nessa questão, mas é necessário que a sociedade obrigue o poder público e o Congresso Nacional a adotarem medidas, que possam minimizar os efeitos dessa questão, como ocorreu no Brasil. 
 

Participaram também o presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, Dr. D. Miguel Guimarães, o presidente do conselho geral de médicos, o Consejo General de Colegios de Médicos (CGCOM), Dr. Serafín Romero, e representantes do Panamá, México, Espanha e Honduras.


 

Além do presidente da FENAM, esteve presente o vice-presidente da entidade, Dr. Mário Vianna. 
 

FIEM
 

Mais de 15 países participam do XI Fórum Ibero-americano de Entidades Médicas (FIEM). Dentre os pontos debatidos durante o evento destacam-se a política sanitária, o desafio do acesso e preço dos medicamentos no mundo, redes sociais e inteligência artificial na área da saúde, machismo e novas formas de violência de gênero.  
 

Além da FENAM, participaram também a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Médica Brasileira (FMB). 
 

Fonte: FENAM

whatsapp button