Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto de 2017

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, no Brasil, é comemorado no dia 29 de agosto desde 1986, de acordo com a lei nº 7488. O objetivo dessa data é conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, uma vez que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. 

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Segundo a OMS, todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

O tabaco possui diversas substâncias tóxicas, de forma que não existe uma quantidade segura para o seu consumo. As mais conhecidas são a nicotina, responsável por causar dependência e pela elevação da pressão sanguínea, e o alcatrão, ligado a doenças cardiovasculares e câncer.

Como o cigarro causa forte dependência química, aqueles que tentam parar de fumar acabam tendo de enfrentar grandes desconfortos físicos e psicológicos, necessitando, na maioria das vezes, de mais de uma tentativa para conseguir parar definitivamente. É preciso ter noção dessas dificuldades para o sucesso do tratamento, a fim de evitar frustrações e desistências durante o processo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, desde 2004, tratamento gratuito para aqueles que querem parar de fumar, mas não conseguem. O tratamento envolve desde o aconselhamento, com acompanhamento psicológico, consultas e reuniões de apoio, até o uso de medicamentos, como a reposição de nicotina por meio de gomas de mascar e pastilhas.

Para mais informações, é preciso procurar a Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do seu estado. Também é possível ligar para o Disque Saúde no número 136 para obter mais informações sobre como parar de fumar.

Fonte: FENAM com informações do Portal Brasil

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
Fenam reinvidica revisão de sua exclusão da Comissão Nacional de Residência Médica
0
Would love your thoughts, please comment.x