Médicos de Curitiba criam cirurgia que tenta garantir a fertilidade de mulheres com câncer na região uterina

1 de setembro de 2017

Um grupo de médicos do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, desenvolveu uma técnica de cirurgia que pode aumentar a fertilidade de mulheres vítimas de câncer na região uterina. Em condições normais, sem o procedimento, as mulheres ficavam estéreis, depois de passarem pelo tratamento de radioterapia. Agora, elas podem planejar uma gravidez, após vencerem a doença.

A equipe é chefiada pelo médico Reitan Ribeiro. O procedimento consiste em trocar o lugar do útero, enquanto as pacientes são submetidas à radioterapia. O órgão, junto com os ovários, é transferido para o abdômen. Nesse período, a menstruação é feita pelo umbigo.

Depois de finalizado o tratamento contra o câncer, as pacientes são submetidas a um novo procedimento, que recoloca o útero e o ovário no lugar, possibilitando a gravidez.

“Era impossível preservar a função do útero e do ovário dessas pacientes. Então, a gente tem alguns procedimentos que a gente faz em oncologia para tentar preservar a fertilidade e a função dos ovários. A ideia foi juntar esses procedimentos e criar uma cirurgia nova”, explica Ribeiro.

A primeira paciente a ser submetida à técnica foi Francielle Boarão, que tinha 26 anos quando fez a cirurgia, em 2015. Ela conta que os médicos lhe prometeram 60% de chances de ser mãe, após o término do procedimento. Depois de dois anos, já com os órgãos recolocados no lugar certo, ela já pode se preparar para engravidar.

A segunda paciente foi Elaine de Almeida Parisotto, que mora nos Estados Unidos. Ela estava de férias em Curitiba, quando decidiu fazer alguns exames de rotina e descobriu ser vítima de câncer. Ela diz que foi um privilégio estar diante da única equipe do mundo que realizava o procedimento. “Eu estou muito confiante e me sinto muito abençoada por tudo que está acontecendo”, diz.

Com a repercussão da técnica, especialistas de várias partes do mundo têm ido ao hospital para aprenderem o procedimento. RIbeiro diz que isso lhe motiva a sonhar. “[Sonho] em ver uma delas grávida e ver muita gente fazendo pelo mundo afora a cirurgia. Esse é o grande sonho”, afirma.


Quem quiser se submeter ao procedimento pode procurar o Hospital Erasto Gaertner em Curitiba. 
Fonte: G1

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Rio de Janeiro: Fenam participa de Audiência Pública contra privatizações
No Rio: Fenam apoia protestos contra privatização dos hospitais federais
Fenam e demais entidades se reúnem com ministros e pedem revogação do Decreto Nº 11.999
Contra o Decreto 11.999: Fenam parabeniza movimento das Cerems
0
Would love your thoughts, please comment.x