Fenam articula estratégias políticas e jurídicas para reverter reajuste desigual imposto a médicos TAE

Notícias13 de março de 2025
Fenam articula estratégias políticas e jurídicas para reverter reajuste desigual imposto a médicos TAE

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) realizou, nesta quinta-feira (13), uma reunião estratégica com a assessoria jurídica do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA) e advogados da própria Federação. O objetivo foi discutir ações em defesa dos médicos que atuam como Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e enfrentam discrepâncias salariais após a publicação da Medida Provisória nº 1.286.

No dia 5 de fevereiro, a Fenam se reuniu com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), entidade que representa esses profissionais, incluindo os médicos. Durante o encontro, a Fenam se colocou à disposição para colaborar ativamente na correção dessa grave injustiça, que acentua a disparidade salarial e desvaloriza o trabalho essencial da categoria.

Entenda o caso
No dia 31 de dezembro de 2024, foi publicada a Medida Provisória nº 1.286, que regulamenta a remuneração de servidores públicos do Poder Executivo federal e reestrutura cargos efetivos e planos de carreira. No entanto, a MP estabelece um reajuste de 9% para a maioria dos servidores públicos federais, enquanto limita o aumento a apenas 4,5% para os TAE que exercem funções médicas e médico-veterinárias. Essa diferença salarial viola o princípio da isonomia, já que profissionais de nível superior em outras áreas recebem ajustes mais significativos, desvalorizando o trabalho e a dedicação dos médicos.

Diante dessa injustiça, a Fenam está empenhada para defender os direitos dos médicos e buscar uma solução equitativa. A mobilização visa não apenas corrigir a discrepância salarial, mas também garantir o reconhecimento adequado do papel essencial desses médicos no sistema educacional do país.

A Fenam, integrante do Instituto Brasil de Medicina (IBDM), acompanha de perto as ações da Frente Parlamentar Mista da Medicina (Fpmed). No início de fevereiro, o presidente da Frente, senador Hiran Gonçalves, apresentou a Emenda nº 21 à MP 1.286 e vem articulando apoio político para sua aprovação. A proposta busca garantir isonomia, justiça e o devido reconhecimento ao trabalho essencial desempenhado pelos médicos Técnico-Administrativos em Educação.

“Reforçamos o nosso compromisso com a valorização da categoria médica e continuaremos atuando de forma incisiva para garantir que seus direitos sejam respeitados”, destacou a presidente da Fenam, Lúcia Santos.

Related Posts

0 0 votes
Article Rating
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Notícias Recentes

Sindicato Médico do Norte do Paraná realiza cerimônia de posse da nova diretoria
Piso salarial da FENAM 2025
Nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos toma posse
NOTA OFICIAL – Contra qualquer forma de atuação médica no Brasil sem revalidação do diploma
0
Would love your thoughts, please comment.x