Fenam comemora mais um avanço na luta pela correção do valor da gratificação dos médicos federais

15/10/2018

Fenam comemora mais um avanço na luta pela correção do valor da gratificação dos médicos federais

15/10/2018

Mais um importante passo foi dado rumo ao pagamento da diferença da gratificação dos médicos federais. O assunto já se encontra no Ministério do Planejamento, com cálculo do impacto que esse pagamento terá sobre os cofres da União. A informação foi transmitida, na última quarta-feira (10), ao presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jorge Darze, durante reunião realizada com o ministro da Saúde (MS), Gilberto Magalhães Occhi, e o secretário executivo do órgão, Adeilson Loureiro Cavalcante. O ministro afirmou ainda que já está negociando com o Ministério do Planejamento a autorização para incluir esses recursos no Orçamento do MS para 2019, e que incluiria o assunto em sua agenda com o presidente Michel Temer.

Ainda durante o encontro, foi retomada a discussão sobre a constituição de um grupo de trabalho, com a participação de todas as entidades médicas, que irá discutir, junto com representantes do MS, as resoluções do último Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), conforme proposta feita pelo ministro. O ministro afiançou que irá solicitar às entidades médicas a indicação de dois representantes de cada instituição para compor o grupo de trabalho. A reunião dessa quarta-feira, deu continuidade ao diálogo iniciado em recente audiência do ministro com o presidente da Fenam.

“Nosso objetivo é que o problema dos médicos federais seja resolvido ainda neste governo, com a inclusão dos recursos necessários para o pagamento da diferença do valor da gratificação. A nossa luta tem sido ininterrupta no sentido de garantir a correção desse erro inaceitável do governo, que tanto prejudicou os médicos do Ministério da Saúde, já que eles passaram a receber menos que todos os demais servidores de nível superior do órgão”, frisou Jorge Darze. O presidente da Fenam está otimista com a possibilidade de haver algum tipo de anúncio sobre o assunto por parte do governo já por ocasião do Dia dos Médicos, comemorado em 18 de outubro

whatsapp button