20/11/2017
20/11/2017
O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze e o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed-MA), Dr. Adolfo Paraiso, visitaram, nesta sexta-feira (17), o Hospital Municipal Djalma Marques, em São Luis (MA). A visita faz parte da agenda de compromissos da FENAM, que tem o objetivo de avaliar o trabalho médico e buscar soluções para melhorar a saúde pública do Brasil.


Darze enfatizou a importância da visita. Foi uma visita importante porque esse hospital é a única porta aberta em todo o estado do Maranhão para uma emergência. Para cá, vem todos os casos muito graves e importantes. O que vemos é um hospital que está sobrecarregado para a quantidade de pessoas que são atendidas diariamente. Existem 280 leitos, mas diariamente a capacidade de internação é ultrapassada”, avaliou. Para o dirigente, a situação é extremamente grave e isso reflete a negligência do governo municipal em não melhorar as condições de funcionamento.
Dr. Adolfo lembrou que o Hospital Municipal Djalma Marques é a única porta aberta em todo o estado do Maranhão para o atendimento dos casos de emergência nas varias especialidades médicas.

“A situação é extremamente grave e reflete a dificuldade que os governos municipais têm para administrar o sistema de saúde embora, no caso específico de São Luís, já participe com 27% do orçamento em que pese a lei dos SUS exigir o mínimo de 15% para investimento na área da saúde. Em todo o estado sofremos com a escassez de investimentos na saúde cuja demanda é crescente e capacidade de atender reduzida por falta de valorização do trabalho médico, não dando condições mínimas necessárias para que se possa exercer a medicina com dignidade e ética”, desabafou.
Confira aqui, o depoimento do Dr. Ademar Branco Bandeira, diretor do Hospital Municipal Djalma Marques, em que relata sobre a atual situação da saúde pública do Maranhão.
Visita ao Hospital de Oncologia Dr Tarquinio Lopes Filho
Na parte da tarde, Darze e Adolfo Visitaram o Hospital de Oncologia Dr Tarquinio Lopes Filho, e se encontraram e encontro com a diretora administrativa da unidade, Dra Sheila Rodrigues da Silva.

Secretaria de Estado da Saúde
Ainda nesta sexta-feira (17), o presidente da FENAM se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Luís Carlos Lula Filho, para tratar da saúde pública do Maranhão. Darze solicitou ao secretário para implementar um projeto para avançar e melhorar a saúde. Na ocasião, o presidente da entidade defendeu ainda o plano de cargos e salários para os médicos com o piso FENAM.

Ministério Público
